O que é neuropatia periférica?

Neuropatia periférica (PN) é uma mudança na sensação nas mãos, dedos, pernas, pés, dedos dos pés ou lábios, muitas vezes descrita como dor, dormência, formigamento ou queimação. Relate os sintomas ao seu médico, que pode ajustar o tratamento do mieloma para ajudar a controlar os sintomas de NP. Pacientes com mieloma múltiplo podem apresentar neuropatía periférica (NP) como resultado da própria doença ou de seus tratamentos. Os sintomas incluem:

  • formigamento
  • Dor ardente
  • Fraqueza muscular
  • Sensibilidade ao toque
  • Sensações de formigamento
  • Sensação de frio nos pés

Tipos de neuropatia

Sensorial

  • formigamento, dormência ou dor nas mãos ou pés
  • Problemas de audição; zumbido em seus ouvidos
  • Fraqueza total

Motora

  • Dificuldade ao abotoar botões.
  • Dificuldade em abrir potes ou sentir a forma de pequenos objetos com as mãos.
  • Dificuldade para andar

Tratamentos que causam neuropatia

Talidomida, Velcade® (bortezomibe), Ninlaro® (ixazomibe), e Pomalyst®(pomalidomide) podem causar neuropatia; Revlimid® pode piorar a neuropatia já existente.

Tratando dos sintomas

O tratamento da neuropatia periférica permitirá que você se mova com mais facilidade e segurança, realize suas atividades diárias e evite dores e desconfortos desnecessários. As sugestões a seguir podem ajudá-lo:

  • Massageie a área afetada com manteiga de cacau.
  • Tome vitaminas do complexo B.
  • Tome suplementos de ácido fólico.
  • Tome suplementos de aminoácidos.

Se os sintomas se tornarem mais graves, seu médico pode recomendar o seguinte:

  • Medicamento para a dor ou outro medicamento para o alívio da dor nos nervos
  • Parar o tratamento por um período de tempo
  • Ajustar a dose do tratamento
  • Fisioterapia

Para saber mais sobre cada uma dessas complicações, explore abaixo outras complicações e efeitos colaterais.

AnemiaDoença ÓsseaStress, Fadiga e Sexualidade
Problemas GastrointestinaisComplicações no Coração e Pulmão
Problemas no RimMielossupressãoDor
Cuidado PaliativoNeuropatia PeriféricaEfeito Colateral de Esteróides

Close Bitnami banner
Bitnami